Olá, eu sou Rosilda A. de Oliveira, Psicóloga, mais conhecida como Rose, é um prazer muito grande estar com vocês compartilhando um pouco dos conhecimentos adquiridos ao longo de minha jornada acadêmica e das vivências e aprendizados na minha vida. Sonhei muito com este momento em que eu pudesse me aposentar do serviço público para me dedicar integralmente à uma das minhas grandes paixões que é a Psicologia. Eu digo sempre que tenho três grandes paixões: a Psicologia, as Pessoas e os Livros. Adoro os temas das ciências humanas, filosofia e espiritualidade e todos que envolvam as questões existenciais.
A fome pelo conhecimento, por entender estes temas me acompanhou desde muito cedo. Vim da Paraíba aos 09 anos de idade com meus pais e mais 11 irmãos, meus pais eram trabalhadores rurais semianalfabetos, não tínhamos acesso aos livros. Quando chegamos em Brasília, em 1975, ainda não era escolarizada, aprendi a ler com minha mãe e já sentia no meu íntimo, uma vontade muito grande de estudar. Meu sonho de criança era trabalhar numa banca de revista, para poder ler todos os gibis, eu ainda não tinha conhecido uma biblioteca, imagina como foi para mim conhecer a Biblioteca Demonstrativa de Brasília? E posteriormente, as bibliotecas da Unb e do Ceub. Fiquei encantada, minha vontade era ler todos aqueles livros.
Em nossa sociedade aprendemos que nascemos, crescemos, estudamos, arrumamos um trabalho, casamos e temos filho, porém, fiz o inverso, casei quando ainda não tinha terminado o antigo “Segundo Grau”, hoje, Ensino Médio, tive meus dois filhos que hoje estão com 36 e 34 anos, e somente quando eram pequenos voltei a estudar. Terminei o “Segundo Grau”, via supletivo e iniciei minha caminha de estudos para concurso público. Estudava em casa, pois não tinha condições financeiras que me permitisse pagar um cursinho de preparação e também não havia os recursos tecnológicos que dispomos atualmente. Estudava em livros comprados em sebos, estudava nos intervalos entre os cuidados domésticos e cuidados com meus filhos e marido. Passei para alguns órgãos, cheguei a trabalhar por um mês na Fundação Nacional de Saúde, mas felizmente, em 1995 fui convocada para tomar posse no concurso de 1993 que eu havia feito para o Ministério Público da União. Agora, com um trabalho voltei toda minha atenção para passar em uma universidade, queria fazer o curso de Psicologia na Universidade de Brasília, mas sabia da concorrência, porém somente tive nota para passar no curso de Pedagogia. Concluí o curso em 2005 e logo no ano seguinte, fui fazer a Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional, também na Unb. Porém, meu sonho de fazer Psicologia nunca me abandonou.
Quando meus filhos já crescidos, eu já havia conseguido uma certa estabilidade financeira, decidi realizar meu sonho e me inscrevi no vestibular do UniCeub. Meu sonho, enfim, seria realizado! Amei cada disciplina que tive, curtir cada trabalho que realizava! No mais fundo do meu ser, só tinha uma certeza, esse era o curso que realizaria o grande propósito da minha vida!! Seis meses após a minha formação, comecei a atender como voluntária em instituições filantrópicas. Continuei no MP até adquirir tempo de serviço para aposentadoria. Em fevereiro de 2024 me aposentei do serviço público, para me dedicar integralmente à Psicologia.
Realizei rodas de conversas com adultos e idosos, atualmente realizo Psicoterapia em Grupos e atendimento individual. Desde a graduação senti uma tendência muito forte por atendimento a adultos e idosos e após meus trabalhos nos grupos, não tive dúvidas, de que meu propósito era ajudar essas pessoas a terem uma vida com mais qualidade.
Paixão por transformar vidas
Ao descobrir a psicologia, encontrei a combinação perfeita de minha paixão pela compreensão humana e meu desejo de fazer a diferença na vida das pessoas. Foi aprofundando meu conhecimento nesse campo que percebi o poder da terapia para promover a cura, o crescimento e o bem-estar emocional.
Sou apaixonada por ajudar os outros a melhorar sua saúde mental e qualidade de vida porque acredito que todos merecem sentir-se felizes, saudáveis e realizados. Ver meus clientes encontrar esperança, força e resiliência em meio às dificuldades é uma fonte constante de inspiração e motivação para mim, e é isso que me impulsiona a continuar fazendo a diferença todos os dias.
Para mim, não há nada mais gratificante do que ver alguém descobrir sua própria força interior, encontrar significado em sua jornada e começar a viver uma vida mais autêntica e satisfatória. Cada sorriso, cada lágrima, cada momento de insight e autodescoberta reafirma minha convicção de que a psicologia é mais do que uma profissão – é uma vocação. Estou verdadeiramente apaixonada por ajudar os outros a navegar pelas complexidades da mente humana, encontrar paz interior e alcançar seu pleno potencial. E não há nada que me traga mais alegria do que fazer parte dessa jornada de descoberta e crescimento.
Combinando Abordagens para uma Abordagem Holística
Minha abordagem terapêutica combina elementos das Terapias Cognitivo-Comportamental (TCC) e da Psicologia Positiva visando oferecer uma abordagem holística e integrativa para o autoconhecimento e saúde mental. Ao combinar essas abordagens complementares, podemos explorar não apenas os desafios e dificuldades que você enfrenta, mas também suas forças, recursos e aspirações pessoais.
A TCC oferece ferramentas práticas para identificar e desafiar padrões de pensamento disfuncionais, enquanto a Psicologia Positiva enfatiza o cultivo de emoções positivas, forças pessoais e uma sensação de propósito e significado na vida. Juntas, essas abordagens podem ajudá-lo a superar obstáculos, encontrar sentido e satisfação em sua vida, e alcançar um maior nível de bem-estar emocional e psicológico.
Acredito que a empatia e a compreensão são fundamentais para criar um ambiente seguro onde você possa compartilhar suas preocupações, refletir sobre suas experiências e encontrar soluções práticas para os desafios que possam surgir. Como psicóloga tenho interesse em apoiar pessoas como você em sua jornada para uma vida mais equilibrada e significativa. Muitas vezes, a vida nos apresenta muitos desafios e entendo que esses desafios podem parecer avassaladores, mas estou aqui para lembrá-lo de que não está sozinho nessa jornada.
Histórico Profissional
Graduação em Psicologia – Centro Universitário de Brasília – CEUB.
Graduação Pedagogia – Universidade de Brasília – UNB.
Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional – Universidade de Brasília – UNB.
Certificação em Psicologia Positiva Aplicada – Centro de Certificação em Psicologia Positiva Aplicada – CEPPA.
Curso de Didática do Ensino Superior – ESAB – Escola Superior Aberta do Brasil Ltda.
Curso de Extensão em Didática no Ensino Superior – União Pioneira de Integração Social – UPIS.
Em Formação de Terapias Cognitivo-Comportamentais – Grupo Wainer de Psicologia.
Especializando em Psicologia Junguiana – Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa – IJEP.
Participação em cursos de:
– Desenvolvimento e Integração de Equipes.
– Curso de Oratória.
– Como identificar, prevenir e lidar com o Estresse
– Simpósio Regional de Processos de Aprendizagem
– Curso de Avaliação Educacional
– Curso de Planejamento de Ensino
– Seminário “A escola e o Adolescente em Conflito com a Lei
– Congresso “Processos de Aprendizagem”
– Seminário “Entendendo Investimento em Educação”
– Curso de Hiperatividade de Déficit de Atenção
– Curso Inclusão de Crianças com Síndrome de Down
– Curso Educação Especial
– Seminário Nacional de Habilidades e Competências
– Curso “Aprimorando a Competência Gerencial de Liderança”
– Seminário sobre Direito da Educação
– Curso de Extensão “Formação de Formadores numa Perspectiva Multirreferencial”
– 2ª Seminário de Qualidade de Vida nas Organizações
– Curso de Oratória Básica
– 4ª Jornada Brasiliense de Qualidade de Vida
– Seminário de Desenvolvimento de Equipes
– Curso de Gestão Contratual
– Curso de Formação de Brigada de Incêndio
– Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Empreendedora
– Curso de Gestão Estratégica com Foco na Administração Pública
– Curso Dialogando sobre a Lei Maria da Penha